IV Seminário Nacional de DNA e Laboratório Forense é encerrado com posse da nova diretoria do Sindpeco/MT

Terminou nesta sexta-feira, 11 de maio, o IV Seminário Nacional de DNA e Laboratório Forense, realizado em Cuiabá. Nos últimos 3 dias, peritos de diversas regiões do Brasil e do mundo discutiram questões relacionadas ao trabalho que é fundamental para o cumprimento da justiça. É o trabalho do perito que vai identificar autores e fatores de crimes contra a vida, contra a natureza, contra patrimônios, acidentes, entre outros. Depois de encerrados os trabalhos, os peritos se dirigem para a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso, eleita em março

“Não é fácil realizar um evento desse porte, mas eu avalio que a recompensa, que é a troca de experiências e informações interestadual e internacional, é bem maior. Nesse sentido, o Seminário foi bom”, disse o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais de Mato Grosso (Sindpeco/MT) e um dos organizadores do encontro, Márcio Godoy, agradecendo a participação de todos os colaboradores, patrocinadores, participantes e palestrantes.

O perito Reginaldo Rossi do Carmo, representando dos peritos matogrossenses na mesa de encerramento, elogiou o Sindpeco e os colegas que, embora não tenham muita disponibilidade, se esforçaram para participar. “Tenho certeza de que, se não fosse a liderança do Sindicato, esse evento não teria acontecido da maneira como foi e eu  gostaria de agradecer, sobretudo, as pessoas que deixaram seu ambiente de trabalho e tiveram a coragem de vir para cá”.

“Gostaria de parabenizar não só aos organizadores, mas também aos palestrantes pela qualidade sensacional. Eu sei o que é vossa rotina, vosso trabalho, como vocês ainda arranjam tempo para realizar um trabalho que está a um nível internacional, uma qualidade realmente muito boa ?”, questionou a participante portuguesa, Leonor Gusmão, e afirmou que os trabalhos brasileiros devem ser mostrados em nível internacional.

O representante do Laboratório Central de Criminalística de Angola, José Zinga, disse que as discussões do Seminário foram provas evidentes de que a Criminalística no Brasil não está dormindo (referindo-se a expressão angolana: “quando os criminosos madrugam, a polícia não dorme”).

Os expositores do último dia do Seminário e seus respectivos temas foram: João Carlos Laboissiere Ambrósio (Novas Drogas Sintéticas); Ian Marques Cândido (Comparação entre as técnicas de Extração de DNA em osso humano por partículas magnéticas e coluna de sílica); Reginaldo Rossi do Carmo (Identificação de animais silvestres de interesse criminal da fauna mato-grossense por meio de DNA mitocondrial); Girlei Veloso Marinho (Cadeia de Custódia da Prova Pericial); Karla Angélica Alves de Paula (Aplicação da análise Forense de marcadores Y-STRs na identificação de estuprador que seria excluído pela análise isolada de STRs autossômicos); Arthur Estivalet Svidzinski (Análise de marcadores de SRTs dos cromossomos X em teste de paternidade onde os supostos pais são indivíduos relacionados); Gustavo de Carvalho Dalton (Estrutura Populacional em amostras do DF de diferentes estratos sócio-econômicos); Taís Cestari de Brito (Pesquisa de sêmen através da identificação da Proteína Semenogelina e do Antígeno Específico em amostra de agressão sexual); e Teresinha de Jesus Brabo Ferreira Palha (Haplótipos Y – STR da população brasileira: um Banco de Dados para aplicações em Análises Forenses.

A posse da nova Diretoria do Sindpeco/MT será às 20h30, no Realize Buffet, que fica na Avenida 08 de abril, número 300, em frente a Escola Novo Ateneu, no Jd. Cuiabá.

Autor: Assessoria de Imprensa
Data: 14/05/2012